O QUE SÃO AS MICORRIZAS?
As micorrizas são associações simbióticas que ocorrem entre as raízes das plantas terrestres e certos tipos de fungos do solo. Elas representam uma união importante no subsolo, beneficiando a planta em sua sobrevivência e funcionamento.
Algumas vantagens das micorrizas nos cultivos são:
– Fortalecem diversos aspectos da planta, especialmente o nitrogênio: as bactérias fixadoras de nitrogênio liberam-no para o fungo, e como o fungo está dentro da planta, transfere-o.
– Aumentam a capacidade da planta de absorver nutrientes
– Auxiliam na prevenção de doenças, protegendo a planta contra ataques bacterianos e fúngicos nas raízes.
– Fortificam as raízes para suportar momentos de alta salinidade ou seca
– O uso deste bioinsumo proporciona uma melhor atividade radicular, nutrição da planta e maior resistência ao estresse.
Tipos de micorrizas
- Ectomicorrizas: O fungo forma uma espécie de manto com suas hifas (filamentos microscópicos, ramificados ou não) ao redor das raízes menos espessas, mas que não penetram nas células. Desenvolvem-se nos espaços intercelulares da casca das raízes.
- Endomicorrizas: As hifas (filamentos microscópicos que, juntamente com outros, formam o corpo vegetativo do fungo, o micélio) desses fungos penetram dentro das células das raízes. Nos arbúsculos, ocorre a troca de elementos nutritivos por carbono, entre o fungo e a raiz.
Quais são as diferenças entre tricodermas e micorrizas
Já conhecemos as micorrizas, mas é importante não confundi-las com as chamadas tricodermas, que não são utilizadas para o mesmo propósito, mas são frequentemente usadas em conjunto como proteção contra fungos.
As tricodermas, ao contrário das micorrizas, são um tipo de fungo benéfico para as plantas, usado no tratamento de sementes para controlar doenças fúngicas comuns em nossas plantações. Seus benefícios incluem:
- Aumento da capacidade de absorção de nutrientes e água.
- Redução significativa da necessidade de tratamentos químicos fungicidas na planta.
- Proteção das raízes, resultando em crescimento mais forte e saudável.
Como aplicar micorrizas em suas plantas
A aplicação de micorrizas é importante fazê-la no momento indicado, logo após o transplante, para garantir a máxima instalação.
Geralmente, são usadas misturadas à água de irrigação e uma ou duas aplicações ao longo da vida útil da planta são mais do que suficientes. Um excesso de fungos também não é benéfico, portanto, usar uma vez durante o crescimento e outra durante a floração é suficiente.
Bom, chegamos ao final da nota de hoje.
O que achou? Se achou útil, compartilhe com seus amigos
Gostaria de sugerir a próxima nota? Deixe um comentário!
Nos vemos na próxima!